18 de março de 2022

O que é um infoprodutor?

O termo se refere àqueles que desenvolvem materiais ricos (chamados de produtos de informação) para fornecer novos conhecimentos aos seus públicos.

Essas ofertas digitais incluem eBooks, cursos, cursos em vídeo, podcasts e muito mais. Ao acompanhar os produtores de informação, deve-se ter o cuidado de buscar quem é especialista em sua área de atuação, o que abre portas para novos caminhos e torna os ensinamentos mais completos. Essa carreira é inclusive vista como uma das grandes apostas do futuro, pois garante maior liberdade, flexibilidade e oferece grandes oportunidades de ganhos financeiros. 
Nesse admirável mundo novo, cheio de tecnologia, oportunidades e inovação, você caro leitor precisa se familiarizar com alguns termos e metodologias que vamos descrever abaixo:

Gerenciamento de leads: Outra prática que funciona para muitas empresas, mas ainda parece chamar atenção apenas no marketing digital é o gerenciamento de leads – e-mails de contatos de clientes ou pessoas de interesse. Por exemplo, qualquer pessoa interessada em um produto pode fornecer seu endereço de e-mail ao baixar o material e, então, interagir com ele por meio do conteúdo enviado pelo e-mail. Qualquer tipo de empresa pode executar esse tipo de estratégia.
 
Escalabilidade: Após gravar um curso ou fazer o conteúdo necessário para um produto de informação, o empreendedor pode expandir o produto. Ou seja, a lucratividade será maior porque o trabalho poderá ser guardado para a próxima venda: o trabalho ficará apenas em spread e serviço. Se algum tipo de incentivo for adicionado ao produto, ele poderá ser vendido por um preço mais alto. Qualquer empresa pode expandir seu produto agregando valor ao seu produto, aumentando assim sua lucratividade.
 
Ensine Antes de Vender: Os produtores de informação investem muito em marketing de conteúdo. Antes de oferecer cursos ou treinamentos pagos, eles fornecem informações de alta qualidade e conquistam o público com informações que agregam valor. Isso também cria autoridade, o que é necessário para fazer boas vendas. Essa prática se aplica a qualquer empresa.
Funil de relacionamento: a partir do momento em que você coleta e-mails, é necessário criar um funil de relacionamento que envie e-mails automaticamente para os clientes em potencial com base no tempo deles. Isso significa que haverá uma série de e-mails totalmente programados com lentes progressivas para que potenciais clientes possam receber novidades sobre seus produtos e se sentirem mais seguros no que podem comprar.
Como os impostos afetam a venda de infoprodutos?

Existem muitas dúvidas sobre a tributação desses produtos de informação, pois alguns produtos podem até ter algumas isenções caso atendam a determinados requisitos, como os e-books.
Primeiro, é importante que você saiba que há uma diferença entre um produto de informação vendido como uma "oferta de serviço" e um produto de informação vendido como um "bem digital", pois ambos são descritos como produtos diferentes e, portanto, têm impostos diferentes.

Em maio de 2017, o Supremo Tribunal de Justiça (STF) decidiu que a isenção tributária aplicável aos “livros” deveria ser estendida também aos e-books (com algumas regras). Portanto, não estarão sujeitos ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por se enquadrarem na categoria de “Bens Digitais”.

Esse fato também tem causado confusão, pois os produtores de informações que oferecem outros produtos e serviços vendidos digitalmente querem classificá-los como bens digitais para receber isenções fiscais.
Para esses outros tipos de produtos de informação, os serviços são tributados pelo ISS (Imposto sobre Serviços), portanto não há tipos de isenção de impostos aplicáveis ​​a esses serviços.

Muitas vezes, você deve conhecer as especificidades de um produto de informação para ser tributado corretamente. Não tente categorizar seus produtos de informação da maneira "errada", não vale a pena o risco.
O mais seguro neste caso é ter uma Contabilidade Especializada em Infoprodução para evitar problemas futuros e até mesmo, dilaceração dos lucros de sua operação.