04 de setembro de 2021

O que é Dropshipping e como formalizar meu negócio?

O que é Dropshipping e como formalizar meu negócio?
 
Um modelo de negócio que está crescendo rapidamente no Brasil é a venda direta. Isso porque já é um modelo de negócios integrado em outros países e pela praticidade que tais negócios proporcionam. No entanto, por ser um modelo relativamente novo, muitas pessoas começam a fazer dropshipping de forma irregular, na maioria das vezes por falta de informação.
 
Como funciona uma empresa de dropshipping?
Dropshipping é um modelo de negócio de e-commerce para pessoas e/ou lojas que vendem produtos físicos online. A diferença é que nesse modelo o e-commerce opera sem estoque, pois permite a venda de itens do estoque de terceiros.
 
Nesse tipo de negócio, uma empresa de dropshipping vende apenas os produtos de seu fornecedor, depois repassa o pedido ao fornecedor, que é responsável - após o recebimento do pedido - de enviar o produto diretamente ao comprador. Além disso, podemos citar outras vantagens como:
 
Várias possibilidades de produtos: Como você não precisa estocar nenhum produto, você pode vender vários produtos diferentes (incluindo produtos de diferentes fornecedores) em seu e-commerce.
 
Baixo investimento inicial: você não precisa comprar um único produto para iniciar seu negócio. Você também não precisa de uma loja ou qualquer espaço físico, apenas um local com acesso à internet.
 
Mais fácil de escalar: Em uma loja tradicional quanto mais você vende, mais você precisa lidar com a logística, transportando o produto do armazém até a loja e entregando ao cliente, no dropshipping você não tem esse problema pois todas as o processamento de pedidos é tratado pela conduta comercial de fornecimento. Portanto, você pode se concentrar em outras áreas que ajudarão seu negócio a crescer, como marketing e atendimento ao cliente.
 
Ao possibilitar tantas facilidades, o dropship torna-se cada vez mais atrativo. No entanto, é necessário entender alguns pontos importantes para ter uma empresa formalizada e evitar problemas futuros para o seu negócio. Vejamos cada ponto. 
 
Erros mais comuns das empresas de dropshipping
Sabendo o que é dropshipping e o que uma empresa de dropshipping faz, vamos passar para a parte principal deste artigo que irá orientá-lo sobre como regular seu negócio. Por isso, listamos os principais erros dos empreendedores digitais que optam por utilizar esse modelo de negócio sem as informações corretas.
 
Operar como Pessoa Física ou MEI
É compreensível que muitas pessoas façam negócios individualmente ou como MEI, pois muitas vezes essa é uma medida de precaução que serve como teste para o sucesso do negócio. No entanto, às vezes, operar como indivíduo ou mesmo como MEI torna-se impraticável, pois existem restrições que limitam seu crescimento.
Observe que, como pessoa física, o limite da fatura mensal isenta de impostos é de R$ 1.900,00. A partir desse valor, você passa a pagar 7,5% de imposto, até 27,5% da sua fatura.
Como MEI, você não pode escolher a atividade certa para sua empresa de dropshipping além do valor baixo do faturamento, ou seja, sua empresa terá irregularidades perante o fisco, e uma vez descoberta, haverá grandes problemas.
Antes de começar a fazer alterações no seu perfil fiscal, você deve fazer uma análise da real situação do seu negócio. Pois, dado o custo de abertura e manutenção de um negócio, dependendo do valor do faturamento, pode ser mais vantajoso manter uma identidade individual.
 
Então, no início, você pode até atuar como PF – um modelo de teste, levando em consideração todas as restrições que informamos aqui – mas sempre planejar o crescimento do negócio quando for necessário abrir a empresa para expansão.
 
 
 
Escolha do CNAE errado
Muitas pessoas que começam com dropshipping cometem esse erro. Aqui, é necessário que deixemos claro que uma boa assessoria contábil é necessária neste momento, pois é fundamental interpretar suas atividades comerciais e leis para encontrar a melhor opção, pois não há legislação especifica para dropshipping no Brasil.
 
Para empresas de venda direta, colocamos dois CNAEs:
CNAE 7319-0/02-Promoção de vendas
CNAE 7490-1/04 - Intermediários Comerciais, 
 
A falta de legislação específica para a atividade torna a questão juridicamente interpretável. Maior problema: Se você está no MEI, não pode usar as promoções do CNAE para abrir uma empresa.
No entanto, quando olhamos para o texto desta CNAE, ela abrange outras atividades, entre elas, a correspondente à operação de dropshipping, FULLFIMENT.
FULLFIMENT é um termo de origem inglesa que significa, parafraseando, alcançar, alcançar, alcançar. Em logística, o termo "cumprimento de pedidos" refere-se ao atendimento dos pedidos dos clientes, o conjunto completo de operações e atividades desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao cliente final.
Na prática, você é um vendedor intermediário, pois você entrega o produto ao cliente, recebe o pagamento do cliente, processa a compra, envia o pedido ao fornecedor, paga o fornecedor e o fornecedor envia o produto, mas também é fazendo pleno sim, por isso apóia CNAE e promoções com intermediários comerciais.
 
Dropshipping nacional e internacional no mesmo CNPJ
Você pode fazer parceria com fornecedores internacionais e fornecedores no Brasil para dropshipping. Mas dependendo da sua fatura, pode ser vantajoso ter duas empresas (uma para envio doméstico e outra para envio internacional). Isso mudou a natureza de suas operações quando você inclui fornecedores no mesmo país que você e, na maioria dos casos, há diferenças na tributação. Só que a depender do seu faturamento pode ser vantajoso você ter duas empresas (uma para o dropshipping nacional e outra pro internacional).
 
Como resultado, você pode manter sua empresa financeiramente segura e funcionar com mais facilidade. Tenha sempre isso em mente, idealmente, ao abrir um negócio, você conta com ajuda profissional para evitar cometer erros que possam comprometer o seu negócio. A primeira coisa a explicar aqui é que, no Brasil, ainda não existe uma legislação 100% específica para saída de empresas. No entanto, com algumas práticas, é possível operar legalmente e ter mais tranquilidade quando o assunto é imposto. Fazemos isso legitimando tudo o que pode acontecer em operações que estão acontecendo durante a descida. Somos uma empresa especializada em negócios digitais e, à medida que mais pessoas e empresas operam em queda, decidimos aprofundar esse negócio para oferecer garantia de crescimento aos nossos clientes.
Assim, mesmo que não seja possível padronizar 100% a operação de dropshipping, é possível que com a boa assistência de uma empresa profissional, você consiga crescer e ganhar dinheiro sem se preocupar com impostos.
 
Como fazer o dropshipping corretamente 
A primeira coisa a dizer aqui é que no Brasil, atualmente, não existe uma legislação 100% específica para empresas de drop. Porém, com algumas práticas, é possível operar legalmente e ter mais relacionamento com o fisco.
 
Assim, mesmo que não seja possível padronizar 100% a operação de drop, é possível que com a boa assistência de uma empresa profissional, você consiga crescer e ganhar dinheiro sem se preocupar com impostos.